http://www.din.uem.br  Departamento de Informática - Din
 
http://www.uem.br  Universidade Estadual de Maringá - Uem
 
   
  
O Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá foi criado em 1976 visando fornecer recursos humanos especializados à região. O Departamento mantém dois curso de graduação: Informática (42 alunos por ano) e  Ciência da computação (42 alunos por ano). Além dos cursos mencionados acima, o Departamento oferece 11 disciplinas para 10 outros cursos da Universidade e mantém projetos de extensão, que visam melhorar a formação da comunidade em geral sobre o uso da informática. 

 Atualmente o quadro de profissionais é formado por 30 professores, sendo 16 em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, 10 em tempo integral e 04 em tempo parcial. A qualificação destes profissionais está distribuída da seguinte forma: 2 doutores, 7 doutorandos,  11 mestres,  2 mestrandos, 5 especialistas e 3 graduados. 

Em abril de 1994 teve início um curso regular de especialização em informática, que está atendendo no momento a 37 alunos. O projeto de mestrado está em fase de elaboração, uma vez que em breve, o quadro de professores contará com os requisitos necessários. Dessa forma, atenderemos a emergente necessidade de melhoria do nível de qualificação de profissionais de informática da região, bem como viabilizaremos ainda mais um programa próprio de capacitação docente. 

Atualmente o Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá possui o mais qualificado quadro de profissionais dentre as  Universidades Estaduais do Paraná, bem como ocupa posição de destaque no contexto geral das instituições de ensino e pesquisa do Paraná, abrigando um dos melhores cursos de graduação em Ciência da Computação e um dos melhores cursos de Tecnologia em Processamento de Dados do Estado. 

A área de Engenharia de Software, sob coordenadação da Professora Dra. Itana Maria de Souza Gimenes, é uma das áreas de concentração de pesquisa do DIN. 

Os tópicos de interesse desta área envolvem: 

  • Métodos estruturados e formais de apoio ao desenvolvimento de software; 
  • Construção de ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software; 
  • Ambientes de engenharia de software; 
  • Processo de engenharia de software; 
  • Banco de dados; 
  • Confiabilidade de software; 
  • Interface homem-máquina; 
  • Teste de software. 
A área atende a uma linha de especialização criada no último ano de graduação do curso de Ciência da Computação que envolve as disciplinas de gerenciamento de projetos, ambientes de desenvolvimento de software, métodos formais e banco de dados avançado. A área conta hoje com 16 alunos especializados em métodos e ferramentas para desenvolvimento de software. 

A área desenvolve hoje 2 projetos de pesquisa com financiamento externo (CNPq e CNPq/PROTEM-CC), que envolvem, em temas relacionados: 5 projetos de iniciação científica e 16  trabalhos de graduação.

 Topo da Página